Todas as receitas possuem foto!!! Aproveitem!!!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Salada Niçoise


Ingredientes:
500 g de batatas pequenas, escovadas
340 g de vagens finas, cortadas ao meio
1 pimentão vermelho ou amarelo, sem sementes e picado fino
1 bulbo pequeno de funcho, cortado em fatias finas
4 postas de atum, com 5 cm de espessura, cerca de 400 g no total
1 colher (chá) de azeite de oliva extravirgem
Folhas de alface
16 tomates, cortados ao meio
3 ovos cozidos, cortados em quatro
12 azeitonas pretas, sem caroço
1 punhado de folhas de manjericão fresco, rasgadas se forem grandes
Sal e pimenta-do-reino
Molho de anchovas:
1 lata de filés de anchova, cerca de 50 g, escorridos
1 dente de alho pequeno
2 colheres (chá) de mostarda de Dijon
1 colher (sopa) de suco de limão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

Modo de Preparo:
Cozinhe as batatas numa panela com água fervente por 10 a 15 minutos ou até amaciarem, adicionando as vagens nos últimos 5 minutos de cozimento. Escorra e esfrie sob água fria corrente. Corte as batatas ao meio e transfira-as com a vagem para uma tigela. Junte o pimentão e o funcho.
Para fazer o molho de anchovas, coloque num processador de alimentos 3 filés e o alho descascado e faça uma pasta. Junte a mostarda, o suco de limão e o azeite, e processe até obter uma mistura lisa. Como alternativa, use um pilão, fazendo uma pasta com as anchovas e o alho antes de adicionar os demais ingredientes.
Pincele as postas de atum com o azeite e tempere com a pimenta-do-reino. Aqueça uma frigideira antiaderente ou uma chapa de ferro. Adicione as postas de atum e grelhe em fogo moderado por cerca de 4 minutos de cada lado ou até dourarem ligeiramente. Não cozinhe demais para o atum não ressecar.
Faça uma camada de folhas de alface em cada um dos 4 pratos e divida entre eles a mistura de batatas. Coloque por cima as postas de atum. Arrume os tomates e os ovos em torno das bordas e decore com as azeitonas e as folhas de manjericão. Finalize com o restante das anchovas, colocando dois filés em cada prato.

Dicas e sugestões
• Use 2 a 3 talos de aipo no lugar do funcho. • Exclua as anchovas da decoração do prato e sirva a salada com alho e croûtons de anchova. Espalhe 8 fatias de pão francês num tabuleiro e toste na grelha até dourarem dos dois lados. Esfregue um dos lados com um dente de alho cortado, amasse um filé de anchova sobre cada um e espalhe o mais regularmente possível. Com uma faca de serra, corte as fatias em duas ou em quatro e arrume nos pratos de salada. • Substitua o atum fresco por 2 latas de atum em água e sal, com cerca de 200 g cada uma, escorrido e desfiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário